AVALIAÇÃO FÍSICA

AVALIAÇÃO NEUROMOTORA

Os aspectos neuromotores são essenciais para a saúde e funções fisiológicas. É bem verdade que poucas pessoas morrem por falta de flexibilidade ou força diminuídas. No entanto, muitas pessoas sofrem de problemas lombares crônicos e diminuição da força muscular com o envelhecimento, isto associado, é claro à carência de atividade física (POLLOCK, 1986), tornando-se visível a importância de exercícios regulares para manutenção do aspecto neuromuscular, ou seja, flexibilidade, força e resistência muscular localizada. Desta forma, foi avaliado a flexibilidade do punho (flexão e extensão) e a força muscular através do ato de preensão manual aplicada ao dinamômetro de mão.

No caso da avalição da flexibilidade utilizou-se o método dos testes angulares, que consiste em resultados expressos em graus, divudidos em dois grupos: os invasivos e os não invasivos. Ao primeiro grupo pertecem as medidas angulares realizadas sobre radiografias ou imagens de ressonência magnética (IRM). Esta é a forma aceita como padrão de referência na medida do arco máximo de movimento. O segundo grupo é composto pelas medidas angulares, efetuadas por meio de goniômetros e clinômetros (ou inclinômetros).

Com intuito de verificar a força do membro superior dos participantes de GL do TRT, mas especificamente da unidade de Palmeira dos Índios, foi utilizado o método da Dinamometria de mão, com o avaliado em pé, o antebraço a 90º em relação ao braço, segurando o aparelho no lugar correto e efetuando a pressão máxima sobre o mesmo. Essa aferição foi realizada três vezes para cada lado (direito/esquerdo). Após, foi calculado a média dos valores obtidos. Sendo adotado o protocolo de Corbin&Lindsey, chegou- se aos seguintes resultados: da amostra de 6 (100%) funcionários, 4 (67%) apresentaram valores baixos para apreensão manual direita e esquerda, 1 (16,5%) apresentou valor regular e 1 (16,5%) valor mediano.

Com a finalidade de analisar o grau de flexibilidade dos participantes de GL do TRT, mas especificamente da unidade de Palmeira dos Índios, foi utilizado o método das medidas angulares, feita através de aparelhos específicos (goniômetro) que medem o ângulo do movimento da articulação. Apenas foi avaliada a flexibilidade do punho direito e esquerdo com os movimentos de flexão e extensão. Sendo adotado o protocolo de Corbin&Lindsey, os 6 (100%) funcionários apresentaram índices de flexibilidade do punho muito baixo, para ambos os lados (direito/esquerdo).